

O Carnaval de Salvador, símbolo da cultura popular da Bahia e importante motor da economia local, foi reconhecido como manifestação da cultura nacional por meio de uma lei sancionada pelo presidente e publicada no Diário Oficial da União em 8 de setembro de 2025. A decisão reforça o valor histórico, cultural e econômico da festa, que em 2025 atraiu mais de 3,5 milhões de turistas à Bahia — sendo 850 mil apenas em Salvador — e gerou mais de R$ 7 bilhões em receita, superando os índices de 2024 e de antes da pandemia.
Na mesma data, também foi sancionada a lei que reconhece oficialmente como manifestação da cultura nacional a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa. A celebração religiosa ocorre anualmente entre 28 de julho e 6 de agosto, na cidade de mesmo nome, no interior da Bahia, reunindo cerca de 600 mil fiéis. Considerada uma das maiores romarias do país, o evento tem profundo impacto social, cultural e econômico.
Com essas sanções, o poder público — em parceria com os ministérios da Cultura e do Turismo — está autorizado a desenvolver políticas de apoio e preservação. Entre as ações previstas estão a garantia de segurança aos romeiros, a promoção de celebrações religiosas e culturais ao longo do percurso até o santuário, além do registro da romaria como patrimônio cultural imaterial.
Mín. 24° Máx. 26°





